sábado, 11 de junho de 2011

Tire suas dúidas (seus significados )

CPTS ...Carteira de Trabalho e Previdência Social

È um documento obrigatório para quem venha a prestar algum tipo de serviço profissional no Brasil.A carteira de trabalho é um dos únicos documentos a reproduzir, esclarecer e comprovar dados sobre a vida funcional do trabalhador



ASO...Atestado de Saúde Ocupacional 
É o atestado que define se o funcionário está apto ou inapto para a realização de suas funções dentro da empresa.
Para cada exame realizado, o médico emitirá em duas vias o ASO. A primeira via ficará arquivada no local de trabalho inclusive frente de trabalho ou canteiro de obras à disposição da fiscalização do trabalho. A segunda via será obrigatoriamente entregue ao trabalhador mediante recibo na primeira via.

 

NIT E/OU PIS ... Número de Identificação do Trabalhador E/OU programa de integração social

Programa de Integração Social, mais conhecido como PIS/PASEP ou PIS, é uma contribuição social de natureza tributária, devida pelas pessoas jurídicas, com objetivo de financiar o pagamento do seguro-desemprego e do abono para os trabalhadores que ganham até dois salários mínimos.

DSR ... DESCANSO SEMANAL REMUNERADO
A Lei nº 605/49, que trata do repouso semanal remunerado, elenca em seu artigo 7º que a remuneração do mencionado repouso corresponderá a um dia de serviço.
 O descanso semanal remunerado do empregado horista calcula-se da seguinte forma:
 - somam-se as horas normais realizadas no mês;
- divide-se o resultado pelo número de dias úteis;
- multiplica-se pelo número de domingos e feriados;
- multiplica-se pelo valor da hora normal.
 RECISÃO INDIRETA ... despedida indireta
A despedida indireta (rescisão indireta) se origina da falta grave praticada pelo empregador na relação de trabalho, prevista na legislação como justo motivo para rompimento do vínculo empregatício por parte do empregado.


CBO ...Classificação Brasileira de Ocupações
A Classificação Brasileira de Ocupações - CBO, instituída por portaria ministerial nº. 397, de 9 de outubro de 2002, tem por finalidade a identificação das ocupações no mercado de trabalho, para fins classificatórios junto aos registros administrativos e domiciliares. Os efeitos de uniformização pretendida pela Classificação Brasileira de Ocupações são de ordem administrativa e não se estendem as relações de trabalho. Já a regulamentação da profissão, diferentemente da CBO é realizada por meio de lei, cuja apreciação é feita pelo Congresso Nacional, por meio de seus Deputados e Senadores , e levada à sanção do Presidente da República.


sucursal ...

Significado: 1. Diz-se de estabelecimento que depende de uma casa matriz. 2. Estabelecimento sucursal; filial. 3. Estabelecimento comercial acessório e distinto de outro, que é o principal, de cujos negócios trata e a cuja administração se liga, sem, no entanto, constituir filial ou agência desse outro.

  • Exemplo: Resumindo é uma filial de uma empresa. Exemplo 1: Eu tenho uma empresa, e agora qeu estamos crescendo pretendo abrir uma FILIAL em outro estado, a fim de expandir o nome da empresa. Esta fifial tem o mesmo nome da minha empresa. Exemplo 2:A casa das alianças existe em vários locais.
Filial ...
Significado: Na gíria masculina a amante, ou seja, a pessoa que não é a matriz é a filial. O lanchinho da madrugada. Exemplo: Matriz, lanchinho.














    Nenhum comentário:

    Postar um comentário